É a recriação, em escala reduzida, de modelos de carros, navios, aviões, helicópteros, comboio (trens) e até mesmo personagens, entre outros.
Essas recriações podem se destinar a atividades profissionais, mas, de um modo geral têm caráter recreativo.
A idéia central do hobby é confeccionar uma réplica em escala reduzida o mais fiel possível ao real, na grande maioria das vezes a partir de um kit moldado em plástico e separado as partes em peças.
É uma atividade que requer paciência, capricho, criatividade e pesquisa.
Além de proporcionar momentos de tranquilidade e diversão, enriquece nossos conhecimentos gerais uma vez que a pesquisa histórica, ou simplesmente a observação de detalhes técnicos são fatores primordiais para uma montagem de qualidade.
AEROMODELISMO:
Área do Modelismo em que são usados: drones (uso recreativo) , avião a cabo (U-Control); avião R/C (rádio-controlado) – a hélice e a jato; planador a cabo, a elástico e rádio-controlados; helicóptero e ultraleve (R/C).
Alguns aeromodelistas classificam nesta área apenas o avião.
O aeromodelismo ainda é classificado por uma grande maioria de adeptos como um esporte.
AUTOMODELISMO:
Área do Modelismo em que estão incluídos os carros, caminhões e Fórmula, com rádio-controle, elétricos e a combustão.
Até que se encontre uma classificação própria, inclui-se aqui também as motocicletas rádio-controladas.
HELIMODELISMO:
Modalidade em que se pratica o vôo com helicópteros, criada recentemente para separar do Aeromodelismo, conforme divulgação nas páginas da revista BRASIL MODELISMO Nº. 2/98.
NAUTIMODELISMO:
Área do Modelismo com prática de construção ou montagem de embarcações a vela ou impulsionadas por rádio-controle com motor elétrico ou a combustão, feitas de madeira, de metal ou de plástico.