Ferreomodelismo ou Ferromodelismo
Os modelos em escala incluem locomotivas, vagões de carga, carros de passageiros, trilhos, figuras, luzes, estradas, edifícios, veículos, paisagens e diversos outros acessórios que reproduzem cenários reais ou da imaginação do modelista, e que constituem uma maquete que representa as características tais como cidades, riachos, montanhas e desfiladeiros.
História - Os primeiros modelos ferroviários surgiram por volta de 1840, porém a popularidade e os primeiros trens elétricos surgiram no início do século 20, com semelhanças aos trens reais. O hobby foi evoluindo, e hoje os modelos de trens são cada vez mais realistas. Atualmente modelistas criam maquetes ferroviárias recriando locações reais e períodos da história.
Escala - É a proporção do tamanho entre o trem real e o modelo. Existem diversas escalas para o Ferreomodelismo, mas a mais comum mundialmente é a escala HO (1/87 - O modelo é 87 vezes menor que o original)
Principais marcas nacionais:
Frateschi – Única empresa da América Latina que recria composições brasileiras em escala HO (1/87).
Minitec – Produz material para compor as paisagens, vegetações, figuras e outros materiais para uma maquete.
Principais marcas estrangeiras:
Athearn, Atlas Model Railroad, Bachmann Industries, ExactRail, Faller, Fleischmann, Herpa, Hornby, Jouef, Kadee, Kato, Klein Modellbahn, Lego, Life-Like, Liliput, Lima, Lionel, Märklin, Playmobil, Rivarossi, Roco, Rocrail, Southern Rail Models, Trix/Minitrix, Vollmer, Walthers, Woodland Scenics.